Grupo Popular arte e dança:

GRUPO POPULAR ARTE DANÇA / ORIGENS CULTURAIS

Existente desde dezembro de 2001. É constituído por 25 jovens, esses preocupados com a preservação, manutenção e divulgação de nossas culturas, folguedos, costumes e tradições.

Para que vivamos o presente e planejemos o futuro é preciso que conheçamos as heranças deixadas por nossos antepassados.

Tendo o grupo como origem o seio do Sertão do Pajeú em Pernambuco, necessariamente em Serra Talhada “a capital do xaxado”; tendo como principal alimento de sustentação um vasto leque de tradições, costumes e histórias da cultura popular sertaneja e nordestina, desde nossos mais remotos ancestrais  da pré-história a Virgolino Ferreira “Lampião”.

O Grupo Popular Arte Dança, surgiu com este propósito: sua grande preocupação é mostrar espetáculos fazendo aproveitamento de elementos do folclore e da cultura popular em um todo, usando uma linguagem própria que os caracteriza como um grupo que busca mostrar as nossas raízes culturais. Acima de tudo o intuito do grupo é divulgar a riqueza e diversidade das manifestações folclóricas de Pernambuco e de toda região Nordeste, expressa através de cantos, danças, lendas, mitos e costumes espontâneos do povo, e através de estudos e pesquisas transformar em espetáculos coreografados.

Com apenas três anos de formação o GP Arte Dança (Grupo Popular Arte Dança) mostra a que veio, embora ainda pouco conhecido nacionalmente o grupo tem um bom destaque em todo estado; sua participação no III Circuito Pernambucano de Artes Cênicas em 2003 lhe renderam bons frutos, o grupo percorreu Pernambuco do Sertão ao Litoral, de Petrolina a Recife e Olinda levando a nossa cultura aos quatro cantos do estado. Contudo o GP vem se destacando no cenário cultural do País e logo será o orgulho da cultura serratalhadense. Participo no ano passado do XXV Festival Internacional do Folclore de Caruaru e a sua participação no XXVI Festival já esta confirmada de 19 a 26 de março de 2005 na capital do forró.

O grupo que faz parte da família CIOFF (Conselho Internacional de Organizações de Festivais Folclóricos) está nas nuvens, acabam de receber o convite para representarem o Brasil no VIII Festival Internacional Veliko Tarnovo de Folclore na Bulgária em junho de 2005.

O grupo é composto por 25(vinte e cinco) integrantes, entre: dançarinos, músicos e coordenação, a composição do repertório de danças vai desde nosso xaxado ao frevo, passando por coco, maracatu, ciranda, reisado, caboclinho e bumba-meu-boi.

Veja o que diz o Jornalista e Produtor Cultural Geovanni Sá:

Xaxado, Coco, frevo, Bumba-Meu-Boi, Ciranda, Caboclinho, Reinado e outros fazem parte deste “pacote” cultural digno de aplausos. Assistir ao Arte e Dança é muito mais que se deliciar com o espetáculo, é principalmente ter orgulho da nossa riqueza cultural, da nossa história... da nossa resistência e insistência em afirmar que o Brasil... que Pernambuco, são terras sagradas porque germinam artistas do povo que se orgulham em contar uma história diferente.

Giovanni Sá
Correspondente do Jornal do Comercio Diretor de Cultura.